segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Muitas semanas que passam

Bom, já passaram muitas semanas, perdi a conta.
De qualquer forma, estou aqui para pedir desculpa pelo longo tempo sem escrever, não só a quem lê nosso sítio, mas também aos outros colunistas (embora seja estranho chamar meus amigos, simplesmente, de outros colunistas).
Enfim, a culpa é minha, não vou mentir, mas não só. O grande culpado é Domenico de Masi, um sociólogo italiano, teórico da sociedade pós-industrial. Você deve estar se perguntando o porquê... Talvez não, mas devo uma história e vou contar essa mesmo.
No final de novembro li um texto sobre a teoria de de Masi, chamada por ele de ócio criativo. Segundo ele, seria possível, numa sociedade pós-industrial, que trabalhássemos menos e apenas com aquilo que agradasse. Basicamente, ele tenta nos convencer de que o ócio faria bem ao homem e o tornaria mais criativo.
Fiquei feliz ao ler essa utopia, afinal estava prestes a entrar de férias... Ora, férias, para alguém que acaba de concluir o ensino médio, significa ócio e ócio, segundo o italiano aumenta a criatividade.
O tempo passou, o vestibular terminou e fiquei decepcionado. Domenico de Masi me mentiu. Me deu uma falsa esperança. O ócio definitivamente não fez bem a minha criatividade, ainda não produzi praticamente nada nessas férias.
Foi assim que comprovei que ócio, tudo que ele produz é... Ainda mais ócio. A atividade constante é que leva à criatividade.
(Gostaria de lembrar que isso é uma brincadeira apenas. Se você concorda com a teoria do ócio criativo, não pense que a estou insultando.)


Continuando...
Peço desculpa por estar postando numa segunda, mas foi quando eu consegui escrever algo e falta muito para domingo.
Por último, gostaria de dizer que esse período não foi de completa inatividade na escrita. Estou trabalhando em dois possíveis projetos, uma série de contos minimalistas e um romance. Não publiquei nada deles porque estou esperando que eles tormem formas mais concretas, de forma que eu não comece a postar e deixe pela metade.
Feliz natal e até breve.

(Propaganda) Um colega meu pediu que colocasse aqui um link para seu blog recém-criado. Lerei agora, pra ver como está. Se você não tiver nada pra fazer, fica a sugestão.