segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Aos Sebos!

Gosto de sempre que possível, após uma ida por algum motivo ao Centro, dar uma parada nos sebos. Dar honra a quem tem honra. Isso resume meu sentimento de ter que necessariamente dar nem que for uma “passadinha” lá. Mesmo que seja sem dinheiro e sem tempo.
Um lugarzinho aconchegante, com luzes amareladas, cheiro de livros velhos e arquitetura colonial já meio transfigurada pelo tempo. Lá você observa, lê, dá uma olhadinha, avalia o produto, avalia o preço e às vezes compra. Não. Ás vezes, não. Você sempre compra. Já que duas coisas lá são fundamentais. A ausência do irritante e demasiado “Posso ajudar... qualquer coisa meu nome é...”, o que faz com você tenha tempo de se sentir à vontade, intrigado e no fim apaixonado pelo ambiente e pelo dito cujo em suas mãos. Outra ausência é a do preço salgado, digamos assim... Daí meu preconceito contra as livrarias, onde tudo é maravilhoso e caro. No sebo tudo que é vendido “cabe no bolso” ou na sua carteira, ou até mesmo bolsinha de moedas. E se você ainda dá uma apertadinha aqui e ali no dinheiro compromissado que levou ao Centro, você ainda leva mais de um. Afinal, descontos lá não geram problemas e sim conversa.
Lugar ótimo para presentes quando você tem “aquele” amigo e não tem “aquele” dinheiro. Posso dizer por experiência própria. E variedades é o que mais se encontra: variedades de origem (já que são livros usados), variedades de preços e variedades de tipos.
Revistas também fazem parte do local desde as de quadrinhos até as da Playboy. E se você der uma sorte, ainda encontra alguns cds. Se eu pudesse rotular os sebos da Av. Passos, Trav. do Ouvidor, Rua Luiz de Camões e Rua da Constituição, apenas uma palavra serviria: “opção”. Lá você escolhe e melhor do que isso; pode levar o que escolheu.
Não me pediram uma propaganda pra iniciar a volta às férias, esperavam provavelmente uma crônica ou um conto, mas aí está meu texto singelo, com o intuito de como eu disse no início “Dar honra a quem tem honra”. Desejo que todos tenham uma ótima semana e que quando puderem (e estiverem no Centro), dêem uma passadinha no sebo.

3 comentários:

Me chamo Sapo (Lucas Mourão), disse...

Sim!Irei no sebo na próxima oportunidade(comprar um Stephen King talvez...)
Poetico e singelo, muito bom Ingrid!

Marco Sá disse...

Muito bom, Ingrid.
Me faz lamentar uma vez mais o fato de que não mais frequentarei o centro da cidade a partir desse ano...

Luiza N. Silva (Quinta) disse...

Sensacional! Vamos dar aquele jeitinho de ir mais vezes ao Centro esse ano, mesmo que seja só em dia de maratona, chegar mais cedo e dar uma passeada ^^
Muito bom texto, moça