domingo, 13 de abril de 2008

Títulos gregos

De todas as civilizações da antiguidade, uma que me irrita profundamente é a grega.
Orgulham-se de ter criado o raciocínio crítico e a filosofia? Pois também são responsáveis por uma das maiores religiões do mundo, politeísta, diga-se de passagem, e pelas idéias dos sofistas, que defendiam a persuasão pura e simples em detrimento da busca pelo conhecimento.
Mas devo admitir que há também uma pequena parcela de inveja em minha helenofobia. Inveja da facilidade que eles tinham na hora de escolher um título para seus livros.
Há algum tempo comecei a escrever um romance, parte do meu projeto cliché "tenha uma vida completa". Ficaria, então, faltando plantar uma árvore e ter um filho. O primeiro foi facilitado pela venda de créditos de carbono, seu correspondente pós-moderno. Quanto ao segundo, digamos que ainda é cedo.
Voltando ao livro, acredito que eu esteja próximo de sua metade. O tempo para escrever, no entanto, tem sido escasso desde o início das faculdades e, para criar a falsa ilusão de progresso, resolvi pensar num título. Trabalho frustrante esse, devo dizer, considerando que a humanidade já escreveu uma infinidade de livros com todo tipo de título que se pode imaginar.
Imagine-se, nesse momento, em um cenário ideal onde poucos livros foram escritos e, por incapacidade técnica, são muito pouco difundidos. Com tão poucas obras circulando, tudo que se escreve é novo, não há plágio e qualquer título escolhido será original.
Assim, caso você escreva um livro sobre uma república ideal, que o chame "A República". Conta a história de um banquete? "O Banquete" é a escolha certa. Uma epopéia sobre Odisseu pode ser chamada "Odisséia" e ainda assim ser considerada original. Sem falar de seus tratados sobre Moral, Política, Retórica e Poesia, que convenientemente serão chamados de "Grande Moral", "Política", "Retórica" e "Política". Para disfarçar, que dedique seu trabalho sobre Ética a seu filho e o intitule "Ética a Nicômaco".
Voltamos, dessa forma, à Grécia Antiga, onde até mesmo Platão e Aristóteles eram considerados   originais. Queria eu poder acabar com meus problemas da forma que os clássicos o faziam; mas caso eu chamasse meu livro de "Romance", seria chamado de idiota. Isso apenas porque não escrevi há mais de dois mil anos.
E tenho dito.

Nenhum comentário: