quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Duelo Literário

A uns dias atrás, travei uma disputa com o núcleo modernista-babaca do blog, ao discutir sobre o parnasianismo. Como qualquer modernista de 1ª geração, cuspiu no parnasianismo de forma inaceitável, pelo menos a meu ver. Malditos pseudo-pensadores que redupiam tudo que veio antes, sem reconhecer seu mérito e sua importância. A partir daí, formou-se uma paz armada: métrica ou verso livre? Rimas ou versos brancos? Cotidiano ou arte sobre a arte?
Obviamente, não pude deixar o humor de lado e acabei exagerando um pouco, falando que a inveja que ele sentia de parnasianos e neo-parnasianos era fruto de falta de mulher (opa, acho que isso me deixa em uma situação complicada...) e que por isso deveria se utilizar de insultos para se sentir superior – esse sentimento é devastador e não leva a nada, passe logo para a 2ª geração, meu caro.
Decidimos isso com um desafio para cada um: desafiei-o a utilizar o formato de soneto, métrica e rimas, com temática livre; e obviamente, recebi em troca o mesmo desafio, só que invertido – tema parnasiano e versos livres. Dia seguinte, encontro-o com um belo sorriso sarcástico estampado, e me contas sua idéia. Frente à colocação, eis minha resposta (que obteve ajuda do Kendo, obrigada, menino!):
_____
Minutos Modernosos

A Alberto de Oliveira

Sento na mesa, pena na mão
Idéias vem, idéias vão
Nenhuma fixa no papel
Desisto
Esse negócio de escrever é mais difícil que parece

8 comentários:

Marco Sá disse...

Hum, legal...
Mesmo que esteja sacaneando os modernistas, nem parece voce.
Prepare-se para a resposta no domingo ^^

Anônimo disse...

Se for para resultar em textos tão bons...que continue a disputa. Os leitores agradecem.
Marcia

Anônimo disse...

O começo do texto foi muito bom.

Me chamo Sapo (Lucas Mourão), disse...

"desafio", "resposta"...Tá parecendo duelo de rapper XD"em busca da melhor rima mano!"XD

Vitor Okendo (Terça) disse...

Muito bom esse poema, espcialmente esse último verso aí!

Lucas Cassol Gonçalves disse...

HAHAHAHAHAHA

Simples e direto!
Mas dá pra "apelar" mais na parte emotiva e conflitante...

"Enchendo linguiça" =D

Abraços...

E Viva o neo-simbolismo!

Me chamo Sapo (Lucas Mourão), disse...

"A arte existe onde o paradoxo persiste"

Pedro_Salgado disse...

Essa de duelo literário não rola muito não. Eu já tentei. Sempre acaba em baixaria.